64766210477

6052 palavras 25 páginas
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO DIREITO PENAL

Resumo

O papel dos meios de comunicação no sistema judiciário tem se mostrado eficientes perante os olhos da sociedade comum, segundo as diversas opiniões é através da imprensa que o cidadão está conseguindo cobrar de quem é dever, o que é certo. Neste sentido este trabalho visa esclarecer perante o que é abordado pela teoria, situações jurídicas bem como através de uma simples coleta de informações com pessoas da sociedade civil o seu ponto de vista sobre os meios de comunicação no direito penal, profissionais de diferenciadas áreas participaram desta amostragem, e os resultados poderão ser vistos no decorrer do texto.

Palavras-chave: Comunicação. Meios. Direito. Ética.

1 INTRODUÇÃO

A intenção de se ter um regime organizacional transcrito como é a Carta Maior desta Nação, está no sentido de estabelecer que todos são iguais perante a lei, independente de raça, credo ou ideologia. Tais preponderâncias são fortemente influenciados por aspectos ligados ao comportamento humano, que, por sua vez, recebe influência das crenças e valores que cada pessoa carrega dentro de si perante a sociedade. É de se esperar, portanto, que conflitos surjam entre as pessoas envolvidas nas relações da sociedade, visto que é normal a perseguição, por parte delas, de objetivos antagônicos.
Na discussão para resolver tais questões, cada lado assumirá uma posição e comportamentos próprios, dentro daquilo que acredita ser certo e justo para a situação. Desse modo os objetivos individuais só serão atingidos caso ambas as pessoas, não obstante as posições opostas, cheguem a um ponto de entendimento comum.
A situação descrita apresenta um caráter particular requer decisões simples de serem tomadas, repetindo-se diariamente em diversos meios de comunicação . Já outras questões, de caráter coletivo, requerem decisões mais complexas para sua solução. Neste enfoque é importante citar o fator ético da imprensa, na relação

Relacionados