645243133

338 palavras 2 páginas
O termo Ética seria um dos mais disseminados e discutidos termos da história. A partir do texto “Linhas fundamentais da filosofia do direito” discorra sobre a Ética hegeliana.
Ético para Hegel é tudo o que constitui o ethos de um povo
A ética Hegeliana pressupõe um homem livre, que haja de acordo com o todo
Na eticidade a liberdade não está na vontade individual, está no todo coletivo. Na eticidade a autoconsciência se efetiva, a liberdade expõe sua verdade. O dever não está mais posto de forma subjetiva formal, mas se objetivou.
Para Hegel o homem é antes de tudo, membro de uma comunidade e, abstramente considerado, carece de efetividade. Ele seria uma espécie de ficção do espirito, pois no momento de o pensarmos sempre o fazemos a partir de suas condições de vida, enquanto pertencentea diferentes formas comunitárias, chamadas , por Hegel, de éticas.

Conceitue Estado segundo a filosofia do direito.
O Estado é formado pelas condições do direito abstrato, da moralidade e da “eticidade”.
A primeira se trata do direito privado onde o indivíduo se vê retido em suas relações humanas a partir de contratos.
Na moralidade surge de forma subjetiva conceitos como culpa, responsabilidade e mal.
E por último e não menos importante, a “Eticidade”, onde primam as formas comunitárias de vida. Nela o indivíduo é primeiro membro de uma família, depois da sociedade e só então cidadão.
O Estado surge como resultado de contradições e conflitos sociais, tomando pra si as determinações das três citadas anteriormente.
“O Estado, enquanto efetividade da vontade substancial, que ele tem na autoconsciência particular elevada à sua universalidade, é o racional em si e para si. Essa unidade substancial é um auto-fim imóvel absoluto, em que a liberdade chega a seu direito supremo, assim como esse fim último tem o direito supremo frente aos singulares cuja obrigação suprema é ser membro do Estado.”

Relacionados