64 anos do Golpe Militar

Páginas: 6 (1351 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
O Golpe e a Ditadura Militar: 50 anos depois

Dia 31 de Março deste ano completou-se 50 anos de um dos mais importantes golpes de Estado do país. O golpe de 1964 além de depor João Goulart, deu inicio a uma ditadura militar de duas décadas no Brasil.
Após finalmente assumir a presidência da republica com amplos poderes, em 1961, João Goulart deparou-se com fortes criticas a seu governo devidoa aparentes problemas estruturais na política brasileira, onde a inflação acumulada em um ano chegou a 80% e as riquezas estavam diminuindo. Havia também a falta de elementos de primeira necessidade, distribuição de energia e água precárias, e transportes coletivos com difícil acesso. “Por conta das greves, muitas vezes serviços necessários não eram disponíveis. Então, a vida das pessoas, o dia adia, era bastante complicado”, afirmou o economista da PUC-Rio Mario Mesquita, autor de um estudo sobre a economia do país antes do golpe.
Além disso, historiadores encontraram em arquivos dos Estados Unidos, provas dos esforços do embaixador americano no Brasil, Lincoln Gordon, para derrubar João Goulart. O temor era que, no contexto da Guerra Fria e da polarização dos Estados Unidos com aUnião Soviética, as idéias de Jango fossem em direção a implementação do socialismo. Esse temor aumentou depois do discurso em comício feito por Goulart dia 13 de março, no Rio, onde o presidente prometeu realizar as chamadas reformas de base, uma série de mudanças administrativas, agrárias, financeiras e tributárias que feriam os interesses da classe média e da elite, já que haveria distribuição deterras e bens. Discursando para cerca de 150 mil pessoas, Goulart antecipou a reforma urbana e a implementação de um imposto sobre grandes fortunas.
Com isso, vários grupos sociais, incluindo o clero, o empresariado e os setores políticos conservadores se organizaram em marchas, levando às ruas mais de um milhão de pessoas com o intuito de derrubar o governo Goulart. A primeira Marcha da Famíliacom Deus pela Liberdade aconteceu no Centro de São Paulo. Ela passou pelo Viaduto do Chá, no dia 19 de março de 1964, arrastando cerca de 400 mil pessoas com medo de que as mudanças aproximassem o país de um regime comunista. Porém, muitos que estavam lá não sabiam o que ocorreria depois: um golpe de Estado, seguido de uma ditadura que duraria duas décadas.
Em seguida, foi desencadeada pelogoverno dos Estados Unidos, sob a ordem de apoiar o golpe, a operação Brother Sam, consistindo de toda a força militar da Frota do Caribe. Gordon queria a intervenção rapidamente, e se o golpe não tivesse vingado, o Brasil seria invadido com o poder da frota que estava entre 50 e 12 milhas náuticas ao sul do Espírito Santo, nas águas próximas à cidade do Rio de Janeiro. Um documento do CongressoEstadunidense comprova a ação intervencionista: ‘’O papel dos Estados Unidos nestes eventos era complexo e às vezes contraditório. Uma campanha de imprensa anti-Goulart foi realizada ao longo de 1963, e em 1964 apoiada por Johnson (...) As forças estavam ao largo da costa e, em caso de necessidade durante o golpe 1964, agiriam rapidamente.’’
Sem resistência, a intervenção militar americana não foinecessária. Mas o governo apresentou a conta da operação Brother Sam: US$ 2,3 milhões, que nunca foram pagos pelo Brasil. Com isso, em 11 de abril, o general Humberto Castelo Branco foi eleito pelo Congresso Nacional e assumiu a Presidência da República.
A partir daí, militares não apenas atuaram na tomada do poder como passaram a exercê-lo diretamente, instaurando um regime autoritário,centralizador e burocrático, de corte modernizador. Nos anos que se seguiram houve uma significativa recuperação da economia, e tal desenvolvimento econômico será, entretanto, acompanhado de censura aos meios de comunicação e de violenta repressão política.
Segundo relatos publicados pelo Departamento de Documentação Histórica da Fundação Getúlio Vargas: ‘’ Uma ideia fundamental para os golpistas era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 50 anos do golpe militar de 64
  • golpe militar de 64
  • Golpe militar de 64
  • golpe militar de 64
  • Golpe Militar de 64
  • golpe militar 64
  • Golpe Militar 64
  • golpe militar 64

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!