636972 Roteiro Amaury De Souza 2

625 palavras 3 páginas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Curso: Relações Internacionais
Disciplina: Análise de Política Externa Brasileira
Professor : Júlio César Buére

Roteiro: SOUZA, Amaury. A Agenda Internacional do Brasil. Elsevier/Cebri

Cap.7 – Política Externa e representação de interesses

- Últimos 10 anos: relação estreita entre Política Externa e Política Interna; aumento da participação; no governo Lula houve partilha do centro decisório entre MRE e assessoria internacional; surgimento de novos atores; divergências econômicas e políticas entre atores estatais, não estatais e intraestatais; algumas políticas do governo Lula geraram repercussões criticas em parte da opinião publica.

A PEB
- Pontos de convergência entre FHC e Lula – diplomacia presidencial; avaliação favorável da PEB dos dois governos( FHC mais favorável- 62% contra 46%) – não há referência aos anos pesquisados.
- Quais as razões? No inicio da década era menor o número de interessados por P.E.; agenda ambiciosa de Lula gerou vários insucessos e, portanto, avaliação negativa. As avaliações sofrem interferência do apoio ou não dado a cada um dos governos. P.ex. – os que avaliaram bem FHC são os que apoiavam a abertura da economia.( ver gráfico p. 127)

Representação de Interesses
- Qual relação entre opinião publica e p.e.? Hipótese tradicional é que há baixo interesse, pouca informação e reações emotivas. Interpretações recentes divergem dessa avaliação. No entanto, os dois corroboram a primeira assertiva.
- ver dados dos gráficos 7.3 e 7.4 – criticas ao Itamaraty que não houve os interessados. Ler gráficos e analises dos empresários – pags. 129 a 130

Congresso Nacional e P.E.
- Historicamente o Congresso se limita a referendar os atos do Poder Executivo. 54% dos entrevistados acham que quem deve decidir é o Executivo, ao contrário da posição de 2001. ( ver gráficos – p. 131 e 132)

Formação da P.E.
- A articulação de interesses , a definição de prioridades e os recursos disponíveis

Relacionados

  • biosegurança
    15600 palavras | 63 páginas