63538820728

524 palavras 3 páginas
Quais as diferenças entre células vegetais e animais?
A célula é a unidade básica de todos os seres vivos. Assim, todas as células têm a mesma constituição básica.

Constituintes de uma célula animal

- citoplasma (é o líquido que ocupa o espaço interior da célula, e onde se encontram todas as estruturas, como o núcleo)
- núcleo (é a estrutura que comanda todas as acções da célula)
- membrana celular (é a barreira que limita o citoplasma, e que controla a entrada e saída de substâncias da célula) Constituintes de uma célula vegetal
No entanto, as células animais e vegetais têm alguns elementos que os diferenciam. As células vegetais possuem, além da membrana celular, uma parede celular, que lhe dá maior rigidez. Têm ainda o vacúolo maior, para poder armazenar uma maior quantidade de água que necessita., e os cloroplastos, utilizadas na fotossíntese.
De resto, possuem as mesmas estruturas, que têm uma função idêntica em ambos os tipos de células.

Os plastos, também denominados de plastídeos, estruturas normalmente discoides, são orgânulos citoplasmáticos presentes exclusivamente em células de plantas e de algas, originados do processo de diferenciação dos proplastos (os protoplastídeos) de acordo com a função celular de cada um.
A sua função principal é a produção e armazenagem de compostos químicos importantes utilizados pela célula. Geralmente contêm pigmentos na fotossíntese, embora este tipo de pigmento pode variar, determinando a cor da célula.

O núcleo é o centro de controle da célula que carrega as informações géneticas (DNA). Ele é responsável por controlar os eventos celulares (reações químicas) como a divisão celular, replicação, transcrição, síntese de ribossomos.

A coloração à base de hematoxilina é um procedimento razoavelmente padronizado e rotineiro, realizado em qualquer laboratório de biologia, seja clínica ou patológica. O termo "protocolo de coloração com hematoxilina" é incorreto, mas, ocasionalmente, é usado. A

Relacionados