6347384

294 palavras 2 páginas
O livro “A Estratégia do Oceano Azul” possuí como objetivo principal o desenvolvimento de métodos para deixar a concorrência desnecessária, por meio da criação de novos setores e demandas. Os autores tem como acreditam qua a melhor estratégia é a criação de “Oceanos Azuis”.
No mundo empresarial existem dois tipos de oceanos: o vermelho e o azul. No primeiro a maioria das empresas, tem uma briga cada vez mais constante por espaço no mercado e novos clientes, tem em busca a conquista cada vez maior da demanda existente e sempre estar atento no que o concorrente está fazendo. Já no oceano azul, estão as empresas diferenciadas, que estão sempre em busca de inovação para um novo mercado. Elas estão livres para ir e vir, e criam a sua própria demanda com a sua visão empreendedora.
Os autores alertam que se deve parar de observar apenas os clientes, e passar a pensar em como atender os não clientes. O objetivo desta nova estratégia é criar um oceano azul particular, um mercado inexplorado onde a empresa possa atuar sozinha, sem concorrentes.
Uma das ferramentas utilizadas para criar o seu oceano azul é o que os autores chamam de quatro passos de visualização da estratégia. No primeiro passo, o de “Despertar Visual”, a empresa precisa fazer uma análise de sua própria realidade, e desse modo, descobrir-se. No segundo passo, o da “Exploração Visual”, é sugerido que a empresa vá a campo pesquisar sobre o mercado e como ela está sendo percebida pelos clientes. No terceiro passo, chamado de “Visualização da Estratégia”, é necessário analisar quais talentos e atributos da empresa são importantes e fundamentais para o mercado,

Relacionados