63374159 666 ebos para todos os fins

45945 palavras 184 páginas
666 EBÓS PARA TODOS OS FINS
- INTRODUÇÃO O culto aos Orixás foi mantido, durante séculos, através da tradição oral. Tempo houve em que nada se escrevia, tudo era transmitido "boca-ouvido" e a possibilidade de se fazerem anotações escritas era tida e havida como um desrespeito, não só à tradição como às próprias divindades. "Candomblé se aprende na prática, no cotidiano dos terreiros!" Afirmavam de forma enfática nossos mais velhos.
Não pretendemos teorizar quanto à validade desta acertiva. Talvez funcionasse eficazmente numa época em que as pessoas do culto viviam apenas o culto, dedicando a ele seu tempo integral. Mas hoje a coisa mudou.
Na atual conjuntura poucos são os sacerdotes que vivem exclusivamente do culto e para o culto. O ser humano atual, por mais dedicado que seja à sua religião, tem que dividir seu tempo equacionando um espaço para a prática religiosa e um espaço para suas atividades de cidadão comum. Afinal, ser pai ou mãe de Santo não é, ou pelo menos, não deveria ser profissão! Junte-se a isso um detalhe que reputamos da maior importância: Nossos ancestrais religiosos, os negros africanos trazidos à força para nossa terra, não possuíam escrita e por este motivo, e somente por este motivo, não escreviam os seus fundamentos religiosos, embora os mantivessem vivos através de símbolos que representavam para eles uma linguagem tão eficaz quanto a escrita.
Infelizmente a técnica de interpretação da linguagem dos símbolos, retida por aqueles que a dominavam, desapareceu com eles na medida em que preferiram levá-la para o túmulo a transmiti-la a quem quer que fosse. E o que restou para nós?
Retalhos esparsos, é o que nos restou! Trapos e farrapos espalhados aqui e acolá e que agora um grupo de abnegados tenta, com muito sacrifício, reunir e, costurando uns aos outros, remontar o quebra cabeças criado pelo suicídio cultural ao qual nossa religião foi submetida. Mesmo assim, estes mesmos abnegados, são criticados e acusados de exporem publicamente os

Relacionados