6225 19415 GESTAO DE PESSOAS I 001470 AD 2009 2

790 palavras 4 páginas
Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Gestão de Pessoas I
Curso: Gestão da Tecnologia da Informação
Professor: Alessandra de Oliveira
Nome do aluno: Javier Gonzalez
Data: 21/09/2009

Observações:
Realize as atividades propostas e após envie para o seu professor via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem
Verifique a data de entrega no cronograma publicado no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem – EVA .
Verifique os critérios de avaliação no Plano de ensino da disciplina, publicado Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem – EVA.

1) Considerando a atualidade que vivenciamos (hipercompetição, globalização, inovações frequentes, escassez de recursos naturais, etc) explique a seguir quais aspectos abordados nos conceitos da Gestão de Pessoas estudados que você considera importante serem desenvolvidos pelas organizações/gestores? Realize um texto de no mínimo 6 linhas seguindo os critérios de avaliação estabelecidos. (4 pontos) Seguindo o processo de globalização e acirrada disputa por novos mercados e clientes, o diferencial competitivo das organizações passou a ser as pessoas que lá trabalham. Com isto, as empresas estão sendo induzidas a desenvolver estratégias que visem ao comprometimento e não ao controle de pessoas. Para gerar tal comprometimento, as empresas estão tendo que identificar e entender quais são as expectativas e objetivos de seus colaboradores. Em face desses objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal é que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, requer dos parceiros alguns atributos básicos, tais como: confiança mútua, transparência nas informações e respeito.

2) Preencha as lacunas identificando as diferentes fases (Estratégica; Legal; Contábil; Tecnicista; Administrativa ou sindicalista;) da evolução da Gestão de Pessoas no contexto brasileiro. (3 pontos)

Fase “Contábil” - para a administração o que importava basicamente era pagar somente as

Relacionados