621482 A Linguagem Cinematogr Fica

5096 palavras 21 páginas
A linguagem cinematográfica

As características fundamentais da imagem fílmica

A imagem fílmica suscita portanto, no espectador, um sentimento de realidade bastante forte, em certos casos, para induzir à crença na existência objetiva do que aparece na tela. Essa crença, essa adesão, vai das reações mais elementares, nos espectadores virgens ou pouco evoluídos, cinematograficamente falando (os exemplos são numerosos), aos fenômenos bem conhecidos de participação (os espectadores que advertem a heroína dos perigos que a ameaçam) e de identificação com os personagens (donde decorre toda a mitologia da estrela).

Como bem disse Henri Agel, o cinema é intensidade, intimidade, ubiquidade: intensidade porque a imagem fílmica, em particular o primeiro plano, tem uma força quase mágica que oferece uma visão absolutamente específica do real, e porque a música, com seu papel sensorial e lírico ao mesmo tempo, reforça o poder de penetração da imagem; intimidade porque a imagem (de novo através do primeiro plano) nos faz literalmente penetrar nos seres (por intermédio dos rostos, livros abertos da almas) e nas coisas; ubiquidade, enfim, porque o cinema nos transporta livremente no espaço e no tempo, porque ele condensa o tempo (tudo parece mais longo, na tela) e sobretudo porque recria a própria duração, permitindo que o filme flua sem descontinuidade na corrente de nossa consciência pessoal.

Há portanto, uma dialética interna da imagem: o mendigo e a doceira entram em relação dialética, donde surge a significação do contraste. Há também uma dialética externa, fundada nas relações das imagens entre si, isto é, na montagem, noção fundamental da linguagem cinematográfica; confrontado pela montagem com as imagens de um prato de sopa, do cadáver de uma mulher e de um bebê sorrindo, o rosto impassível de Mosjukin parece adquirir sucessivamente as nuances de apetite, dor e ternura: é o célebre efeito kulechov. De modo análogo, se a imagem de um rebanho de ovelhas não demonstra

Relacionados