61329001325

2977 palavras 12 páginas
ASSOCIAÇÃO DAS CASAS FAMILIARES RURAIS DO PARÁ – ARCAFAR
FUNDAÇÃO VIVER PRODUZIR E PREZERVAR - FVPP
CASA FAMILIAR RURAL FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA GOMES
CURSO TÉCNICO AGROPECUÁRIO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
JULIANA SIMONE DOS SANTOS
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE PISCICULTURA NA FAZENDA SIMÕES

PACAJÁ – PARÁ
2013

APRESENTAÇÃO
O sistema pedagógico das Casas Familiares Rurais proporciona aos jovens uma educação baseada na iteração entre a teoria e a prática, ou seja, entre a escola e a realidade do educando (família e comunidade), de modo que o Projeto Profissional do
Jovem – PPJ é o resultado das aspirações e percepções dos estudantes sobre as potencialidades de produção da sua propriedade.
Esse trabalho é produto das vivências durante o curso de Ensino Médio
Integrado ao Técnico Agropecuário na CFR Francisco de Assis da Silva Gomes no município de Pacajá. A atividade de piscicultura foi escolhida tendo em vista a sua adequação a propriedade e os benefícios que ela pode proporcionar a família, em termos econômicos, sociais e ambientais.
A arte de criar e multiplicar peixes, ou melhor, a piscicultura, está em ascensão no país. Mas quem pensa em entrar na atividade comercialmente, precisa de informações técnicas e treinamento adequado. Obter um pescado competitivo e de qualidade é uma questão de sobrevivência. Quem já está no mercado, utilizando métodos ultrapassados precisa modernizar-se urgentemente.
A diretriz básica para o cultivo de peixes em viveiros escavados apresentados neste trabalho aplica-se ao cultivo do tambaqui (colosso ma macropomum) e também servirá para outros peixes regionais, ou seja, da Bacia Amazônica, com algumas pequenas adaptações principalmente quanto à alimentação.
Neste trabalho trataremos da criação de peixes em duas formas diferentes, tanques escavados o qual chamaremos de viveiros de barragem e açudes. Este Projeto tem como pretensão

Relacionados