61026490367

323 palavras 2 páginas
Exerce a cidadania

Para saber como exercer a cidadania, antes é necessário compreender o que é cidadania, o que é ser um cidadão, e partir de então, saber o que fazer com isso.

A palavra cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa cidade. Diz da condição do individuo enquanto pertencente a uma comunidade, sociedade, e nela ter papeis a ser representados, tanto quanto direitos e deveres.

Esses direitos são representados pelos direitos civis, a exemplo: direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Também direitos políticos: participar de decisões referentes à sociedade, votar, ser votado. E direitos sociais, por exemplo, o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, ao lazer, a uma infância e velhice tranquila, reforçadas pela constituição e direitos humanos. Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram na Independência dos Estados Unidos da América do Norte e na Revolução Francesa. Esses dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigia até então, baseado nos deveres dos súditos e passaram a estruturá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para a s mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais,

Relacionados