6086391902

2209 palavras 9 páginas
AXIOLOGIA – TEORIA DOS VALORES

A Axiologia, ou teoria dos valores, como disciplina filosófica, estuda os valores na vida do ser humano. Valor no sentido específico do que é bom, estimado, aceito e justo.
Esses valores podem ser lógicos, religiosos, vitais, econômicos e, ainda, valores morais, políticos e estéticos, que serão objetos de nossos estudos. Desde o nascimento, estamos envoltos por valores herdados, sempre julgando valores. Julgamos o que nos é aceito ou nos desagrada, o que é bom ou mau, belo ou feio, etc.
A questão axiológica é vista e estudada sobre várias concepções, por vezes, conflitantes e divergentes. Dentre os principais filósofos que começaram a desenvolver esse tema, no século XIX: Rudolf Lotze, Franz Bretano, Max Sheler e Friederich Nietzsche.
Moral: o sujeito autônomo
Moral é o conjunto de regras de conduta, de valores éticos. Um processo de conscientização de valores que se faz ao longo da infância e da adolescência, concretizado pela educação escolar. A partir da idade adulta o indivíduo está apto a tornar-se moral. Assim, a educação desempenha o papel de preparar o indivíduo para que este tenha condições de examinar criticamente as regras de valor, conforme seu desenvolvimento moral.
Segundo os teóricos da pedagogia construtivista, a construção da vida moral começa na infância, quando a criança desenvolve a inteligência e a afetividade e ultrapassa o egocentrismo pela solidariedade e reciprocidade. Nessa fase, a criança encontra-se no estágio da heteronomia, pela qual acata as normas impostas pelos pais e professores.
Quando adolescentes, passam para o estágio da autonomia, pela qual as normas são ditadas e analisadas pelo próprio sujeito, exercendo a liberdade de autodeterminação para compreender a vida moral.
Dentre as diversas concepções dos filósofos, há quem defenda o princípio de que o ser humano não é livre, ante os constrangimentos desde o nascimento.
Outros defendem como pressuposto básico a negação da liberdade

Relacionados