606426106/04

2528 palavras 11 páginas
Teoria do Consumidor

A Teoria do Consumidor trata fundamentalmente da teoria da escolha individual. Assim, o que veremos aqui é uma teoria da escolha individual, que envolve assuntos como a forma racional de consumo, preferência do consumidor e as curvas de indiferença. A Teoria do Consumidor é sustentada por hipóteses de racionalidade, que é dividida em três partes: preferências, restrições e escolhas. O objeto básico da teoria do consumidor é o comportamento do consumidor individual. Sendo o consumidor visto como uma unidade de consumo ou gasto portadora de certo orçamento. Existe uma hipótese básica de que os indivíduos distribuem de forma racional a totalidade de suas despesas, buscando obter o máximo de satisfação dentro das limitações de orçamentos. A Teoria do Consumidor aborda o consumidor como um indivíduo racional, ou seja, ele calcula deliberadamente, escolhe conscientemente e maximiza a sua satisfação ou utilidade do bem ou serviço adquirido. A teoria aqui de um modo introdutório pode ter algumas aplicações importantes quando bem utilizada. Entre essas aplicações podemos citar:
a) ela serve de guia para a elaboração e interpretação de pesquisas de mercado, principalmente aquelas relacionadas com o lançamento de um novo produto cuja demanda potencial é ainda desconhecida;
b) ela fornece métodos para se comparar a eficácia de diferentes políticas de incentivo ao consumidor;
c) ela fornece alguns elementos necessários à avaliação da eficiência dos sistemas econômicos. Pontos abordados pela teoria: comportamento do consumidor, preferência do consumidor, restrições orçamentárias, curva de indiferença e demanda de mercado. A teoria parte de lgumas premícias básicas, tais como:
-Integralidade - todo consumidor tem a capacidade de ordenar suas preferências;
-Transitividade- existe consistência na capacidade de ordenar as preferências;
-Monotonicidade- mais de um bem é melhor que menos.

A teoria da utilidade Utilidade total e

Relacionados