60234565

1363 palavras 6 páginas
A musicalização é um poderoso instrumento que desenvolve, no ser humano, além da sensibilidade à música, qualidades preciosas como: concentração, a coordenação motora, a sociabilizarão, a audição, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocionais e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo. O processo de musicalização deve destina-se a todos, buscando desenvolver esquemas de apreensão da linguagem musical. Durante o processo de aprendizagem, adquire-se uma sensibilidade que é construída num ambiente em que: (....) as potencialidades de cada indivíduo (sua capacidade de discriminação auditiva, suas emotividades etc.). são trabalhadas e preparadas de modo a compreender e reagir ao estimulo musical (PENNA, 1990, P.22 ) .Musicalizar é ainda:(...) desenvolver os instrumentos de percepção necessários para que o individuo possa ser sensível música, apreendê,-La recebendo o material sonoro/musical,como significativo(PENNA1990,P.22).
Quando o docente ensina com alegria, vibrações, através de uma metodologia lúdica e dinâmica estarão formando futuros ouvintes, talentosos artistas ou simplesmente pessoas sensíveis e equilibradas. Tudo que o individuo sente e vive é importante, essa vivencia facilitara a compreensão das estruturas musicais (se o caso for esse) que vira depois. A musicalização objetiva as praticas musicais e não o estudo de um instrumento.
A musica é uma linguagem universal, tendo participado da historia da humanidade desde as primeiras civilizações.Na Grécia clássica o ensino da musica era obrigatório e a indícios de que já havia orquestra naquela época.Pitágoras filosofo grego da antiguidade, ensinava como determinados acordes musicais e certas melodias criavam reações definidas no organismo humano.Pitágoras demonstrou que a seqüência exata de sons, se tocada musicalmente num instrumento,pode mudar padrões de comportamento e acelerar o processo de cura (BRESCIA, P. 31 ,

Relacionados