6ª aula prática: determinação de carbono orgânico por oxidação pelo dicromato de potássio e titulação do excesso do oxidante por iodometria.

Páginas: 3 (641 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
6ª aula prática: Determinação de carbono orgânico por oxidação pelo dicromato de potássio e titulação do excesso do oxidante por iodometria.
INTRODUÇÃO
O carbono pode ocorrer no solo em diversasformas. Assim, pode-se apresentar desde a forma elementar até a de constituinte de moléculas orgânicas complexas como a da celulose, lignina, proteinas, etc, em restos de tecidos vegetais e no húmus.Ainda, certos minerais primários e secundários (calcita,dolomita, etc.) podem conter carbono na forma do íon carbonato (COH-2), que poderá se transformar em ion bicarbonato (HC0 3—), passando para asolução do solo. Finalmente, a fase aquosa e a fase gasosa do solo contêm um teor variável de C0 2. Em resumo, as formas de ocorrência do carbono no solo são complexas e variadas e a sua determinação nãoconstitui um problema de fácil solução. Os métodos de determinação do carbono do solo são numerosos, envolvendo as técnicas mais variadas (JACKSON,1958).
O procedimento analítico mais utilizadopara esta determinação baseia-se na oxidação do carbono orgânico por dicromato de potássio em meio ácido concentrado. O dicromato de potássio em presença de H2SO4 a quente, transforma em CO2 todas asformas oxidáveis de carbono presentes na amostra. O excesso de dicromato de potássio é determinado por iodometria.O uso de reagentes contendo crômio hexavalente tem sido criticado devido suascaracterísticas carcinogênicas, evidenciadas em estudos de casos com animais e humanos. Entretanto, por se tratar de um método clássico de análise que emprega instrumentos simples, seu baixo custo por amostra esua utilização por décadas, não tem sido substituído na maioria dos laboratórios. A substituição deste procedimento por outro ambientalmente correto é extremamente desejável, entretanto barreirascomo custo elevado e imprecisão nos resultados não tem favorecido esta transição.
Referencias usadas:
[1] RECICLAGEM DO CRÔMIO DE RESÍDUOS QUÍMICOS PROVENIENTES DA DETERMINAÇÃO DE CARBONO OXIDÁVEL...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • determinação de carbono orgânico
  • Método para determinação de Carbono Orgânico do Solo
  • Determinação da pureza do Dicromato de Potássio utilizando gravimétria
  • Relatório de aula prática: determinação da acidez do leite atraves de titulação
  • Relatório de aula pratica
  • Aula pratica de titulação de precipitação
  • Dicromato de potassio
  • dicromato de potássio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!