5Sssss

1417 palavras 6 páginas
PROGRAMA DE QUALIDADE - 5S
1- HISTÓRIA
Para falar da origem do 5S, preciso citar um pouco da história do Japão. Geralmente associamos a palavra qualidade e similares a símbolos japoneses, e isso se dá exatamente pelo fato de o Japão ter sido o grande disseminador da qualidade para o mundo.
A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida pelo Japão. Você conseguiria imaginar um país destruído, sem recursos e com sua população em pânico, reerguer-se utilizando como base o programa 5S? Pois bem, daí você pode parar e pensar na força que essa ferramenta tem se for bem utilizada.

2- A ORIGEM DO 5S
No Brasil, alguns “S” foram traduzidos usando palavras variadas. Com isso, o 5S gerou resultados diferentes de um para outro local.
Observando os métodos de gestão e o potencial das pessoas em variados ambientes, sentimos que, devidamente entendido e apresentado, o 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer circunstância. Com isso, o 5S que praticamos hoje é mais humano do que quando começou a ser divulgado no Brasil, nos anos 1980. Seus princípios são semelhantes aos princípios da vida.
3 - O QUE É O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.
A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S.
1º S - SEIRI Senso de Utilização, Classificação 2º S -SEITON Senso de Organização, Ordenação, 3º S - SEISOU Senso de Limpeza 4º S - SEIKETSU Senso de Saúde
5º S SHITSUKE Senso de Autodisciplina
Os 5 conceitos são:

1.º S - SEIRI - SENSO DE CLASSIFICAÇÃO ,UTILIZAÇÃO, ARRUMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E SELEÇÃO
CONCEITO: Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.

Esta é a fase em que se deve organizar o trabalho de modo que só se utilize o que

Relacionados