5S

863 palavras 4 páginas
Compreendendo Aplicando e gerenciando o programa 5S

Qualidade custo, atendimento, moral e segurança são os fatores relevantes para a sobrevivência das empresas em face dessa nova realidade econônica. O papel das empresas diante deste panorama é fundamental. Sabendo que a melhoria delas só era possível a partir da educação das pessoas e do verdadeiro espírito cooperativo. O 5S é a sigla de um programa desenvolvido no Japão a partir de 1950. A sigla representa as iniciais de 5 palavras: SEIRI, SEITO, SEISOU, SEIKETSU E SHITSUKE. Foram interpretadas como Senso ( em português). Esse programa é desenvolvido para almejar competitividade, disciplina e sobrevivência, além de promover o crescimento contínuo das pessoas e consequentemente a melhoria das organizações. O 5S utiliza o potencial criativo e encrementa a participação de todos, propiciando um clima favorável e um bom desempenho no trabalho além da formação de hábitos para a vida em sociedade.

Porque promover e aplicar o 5S
- Temos que mudar nossas atitudes e comportamentos, independente de fatores culturais.
- O papel de uma empresa é promover o crescimento contínuo de seus funcionários em todos os aspéctos, propiciando oportunidades de reflexão a respeito do mundo, dos outros, de si mesmo e de sua capacidade de operar mudanças.
- O programa 5S possibilita a interiorização gradual dos conceitos básicos de vida em sociedade, obtendo-se hábitos, atitudes e valores positivos essenciais à formação integral do funcionário.

COMO APLICAR? SENSO DE UTILIZAÇÃO

a) Sentido Literal: separar por grau tipo ou tamanho.
b) Sentido 5S : distinguir o necessário do desnessário (objetos, métodos e atitudes).
Somente os itens necessários deverão estar nos locais de trabalho
Separar e arrumar o material a ser usado:
1. se é usado toda hora
2. se é usado todo dia
3. se

Relacionados