5RM-5DE

737 palavras 3 páginas
“REGIÃO HERÓIS DA LAPA” – A HISTÓRIA
(PRESERVANDO A MEMÓRIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO)
Esta obra dedica a uma abordagem sucinta sobre as origens que remontam o seu surgimento a participação da “Região Heróis da Lapa” em eventos militares importantes da História da Força Terrestre Brasileira, na história do Brasil nos século XIX e XX.
Destacou-se nesta obra a Revolução Federalista de 1893, Campanha de Canudos, Guerra do Contestado, Questão de Palmas, Revoluções de 1922, 1924, 1930, 1932 e 1964 e a Cultura e participação na história recente, a partir da década de 1970 até os dias atuais.
Também foi evidenciado como não poderia deixar de ser a atuação dos paranaenses na FEB, alem de registrar a participação da Região nas atuações externas do Exército Brasileiro, Batalhão Suez, Força de Paz e na sequência aspectos históricos das transformações na organização da 5ªRM-5ªDE.
Fato marcante é nome de a Região ser o mesmo de um fato importante da história na Paranaense o Cerco da Lapa. A Lapa é um município localizado a sessenta quilômetros a sudoeste de Curitiba Historicamente, a cidade deve o seu desenvolvimento a exploração da erva-mate e à atividade tropeira .
A Revolução Federalista e o Cerco da Lapa em breve resumo deu-se desta forma: com a renúncia de Deodoro da Fonseca, assume a presidência, o Marechal Floriano Peixoto e os federalistas defendiam a instalação de um regime parlamentaria nos moldes do que existiu no Segundo Reinado. Enquanto os republicanos defendiam o presidencialismo centralizador, no estilo do governo de Floriano Peixoto.
O confronto ultrapassou as fronteiras do Rio Grande do Sul, estendendo-se a Santa Catarina, ao Paraná e até o Uruguai. Mesmo com tropas federais nos estados sulistas, somente em 1895, no governo de Prudente de morais é que foi assinado um acordo de paz na região
Tropas do Sul, sob o comando de Gumercido Saraiva, deslocaram-se rumo a Capital federal (rio de Janeiro). O Objetivo dos revolucionários (Maragatos) era garantir

Relacionados

  • circulacao vertical
    169479 palavras | 678 páginas