5hgetge

6539 palavras 27 páginas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

RESUMO
A mercê de um mercado tão exigente e incerto, as empresas procuram constantemente informações para auxiliar no processo gerencial. Assim, o Planejamento Estratégico surge como uma ferramenta alternativa para as empresas na busca por um diferencial competitivo. Com este intuito, foi desenvolvido para a empresa SC Entregas uma proposta de Planejamento Estratégico baseando-se na definição em conjunto com seus gestores do negócio da empresa, da missão, da visão e da análise dos pontos fracos e fortes, bem como as ameaças e oportunidades. A partir destas definições, foi possível identificar o posicionamento estratégico e definir objetivos, corrigir falhas e otimizar processos, através de algumas propostas estratégicas. Assim, primeiramente foi desenvolvido a parte teórica do trabalho, procurando de forma clara explicar o processo de planejamento estratégico, e, posteriormente a parte prática, através de um estágio na própria empresa, buscando as informações necessárias com o auxílio de seus diretores e demais colaboradores. O trabalho em si teve como instrumento de coleta de dados a entrevista direta e a observação pessoal, utilizando os arquivos e documentos da empresa, como ferramentas para a análise de dados. Os resultados alcançados foram muito positivos e de extrema importância, pois, demonstraram aspectos viáveis e inviáveis no processo de proposta de planejamento estratégico.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico; Ambiente Interno e Externo; Posicionamento Estratégico; Objetivos Estratégicos.

1 INTRODUÇÃO
As evoluções tecnológicas e a instabilidade do mercado através de constantes mudanças sociais, políticas e econômicas, resultam em variáveis incontroláveis que ameaçam a sobrevivência das empresas.
Em decorrência disso, o Planejamento Estratégico surge com a proposta de desenvolvimento em longo prazo, através do processo que consiste na análise dos pontos fracos e fortes e das ameaças e oportunidades, de forma a

Relacionados