5AulaMacroeconomia

1427 palavras 6 páginas
Macroeconomia
Ramo da economia que estuda os grandes agregados da economia como PIB, inflação, renda, emprego, consumo, crescimento econômico, setor externo entre outras variáveis da atividade econômica. Ao estudar esses agregados, a macroeconomia deixa para um segundo plano o comportamento das unidades e constituições individuais dos mercados específcos, que são estudados pela microeconomia. A abordagem macroeconômica tem a vantagem de permitir uma melhor compreensão dos fatos mais relevantes da economia, representando assim um importante instrumento para a política e programação econômica.

LUTAS DA POLÍTICA ECONÔMICA
Alto nível do emprego.
Estabilidade dos preços.
Distribuição justa da renda.
Crescimento econômico.

As questões relativas ao emprego e inflação são consideradas conjuntamente de curto prazo. As questões relativas ao crescimento econômico são predominantemente de longo prazo.

Nível de Emprego
A questão do emprego/desemprego não preocupava os economistas até 1930.
Eles acreditavam que o mercado conduziria automaticamente ao pleno emprego. A preocupação com o emprego como meta de governo surgiu com
Keynes, que forneceu a teoria para se recuperar o nível do emprego no longo prazo. Keynes defendeu a necessidade da intervenção do Estado na economia, pela qual o Estado deveria garantir a demanda agregada e através do gasto público, manter o equilíbrio econômico.

Estabilidade dos Preços
A busca da estabilidade dos preços se dá em função do processo inflacionário que é um aumento generalizado do preço das mercadorias. A inflação é um fenômeno inerente ao capitalismo e existe em todos os países, No entanto, nas economias em desenvolvimento os aumentos da inflação são constantes, em função dos desequilíbrios da economia.

Distribuição de Renda
O perfl salarial tem influência direta nos processos de distribuição da renda. Nas economias de baixos salários, a renda é mais concentrada enquanto nas economias desenvolvidas a renda é menos

Relacionados