59888855

3694 palavras 15 páginas
Conceito de irrigação
Existem várias definições para o termo irrigação fornecidas por diferentes autores ao longo da história da ciência agrícola. Para efeitos práticos e de fácil entendimento, a irrigação será definida aqui como: as técnicas, formas ou meios utilizados para aplicar água artificialmente às plantas, procurando satisfazer suas necessidades e visando a produção ideal para o seu usuário. Esta definição engloba todas as formas de irrigar uma planta, desde aquela realizada com uma simples mangueira de jardim até o equipamento de irrigação mais sofisticado.
É claro que, para leitores mais exigentes, será preciso enfatizar que para satisfazer as necessidades das plantas e obter a sua produção ideal, é necessário enxergar a irrigação como uma ciência e não simplesmente como um equipamento. E, como ciência, a aplicação de água mediante o uso da irrigação deve ser realizada de maneira correta, evitando-se desperdícios ou perdas e otimizando os possíveis impactos positivos e negativos do uso da técnica.
De imediato, pode parecer que irrigação é a mesma coisa que molhar, mas não é simples assim. Molhar é simplesmente fornecer água de modo irregular sem se preocupar com a quantidade fornecida até que o solo aparenteestar molhado ou mesmo úmido. Irrigação é um método artificial pelo qual se calcula a quantidade de água aplicada na planta, com o objetivo de suprir as necessidades hídricas totais ou suplementares da planta na falta de chuva.
A irrigação viabiliza o cultivo de espécies de plantas em locais onde sem suaaplicação seria impossível, como em locais áridos ou até em locais onde não há uma disposição regular de chuvas.
Histórico da irrigação
A irrigação é uma técnica milenar, uma das mais antigas conhecidas e praticadas pelo homem. A história da irrigação revela um percurso de riqueza, prosperidade e muita segurança.
As civilizações antigas tiveram seu crescimento em regiões secas ou áridas, onde a produção oriunda da agricultura só

Relacionados