5987452153

691 palavras 3 páginas
Floriano Vieira Peixoto

Biografia
Floriano Vieira Peixoto nasceu na cidade de Maceió, Alagoas no dia 30 de abril de 1839 e morreu em Barra Mansa ,Rio de Janeiro , no dia 29 de junho de 1895 foi um militar e político brasileiro. Primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, presidiu o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República Velha. Foi denominado "Marechal de Ferro" e "Consolidador da República".
Nascido em Ipioca,numa família pobre de recursos, mas ilustre e ativa na política: seu avô materno, Inácio Acióli de Vasconcellos, foi revolucionário em 1817. Foi criado pelo padrinho e tio, coronel José Vieira de Araújo Peixoto. Floriano Vieira Peixoto foi matriculado numa escola primária em Maceió e aos dezesseis anos foi para o Rio de Janeiro, matriculado no Colégio São Pedro de Alcântara.
Ingressou na Escola Militar em 1861. Em 1863 recebeu a patente de primeiro tenente, seguindo sua carreira militar. Floriano era formado em Ciências Físicas e Matemáticas.
Floriano ocupava posições inferiores no exército até a Guerra do Paraguai, quando chegou ao posto de tenente-coronel. Ingressou na política como presidente da província de Mato Grosso, passando alguns anos como ajudante-geral do exército.
Floriano Peixoto era o vice-presidente do Brasil, no governo do Marechal Deodoro da Fonseca. Com a renúncia de Deodoro, no dia 23 de novembro de 1891, Floriano assume o poder. Bastante hábil, consegue articular em torno de si o apoio dos republicanos. Seu autoritarismo, sua política marcada por medidas populares e por ambições modernistas agradou aos radicais e aos positivistas.

Relacionados