58566585

488 palavras 2 páginas
EXTRAÇÃO DE DNA DE CEBOLA

INTRODUÇÃO

Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) são polímeros de nucleotídeos responsáveis pela informação genética e que comandam a síntese de proteínas nas células. Os nucleotídeos, formados pela união de um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada, unem-se através de uma ligação fosfodiéster para formar longas cadeias de DNA (fita de DNA). Uma das fitas de DNA pareia-se com sua fita complementar, formando uma estrutura de dupla fita denominada de -hélice. Essa estrutura de -hélice é mantida por uma série de interações, como: pontes de hidrogênio entre as bases das fitas complementares, interações de empilhamento (dipolo-dipolo) entre as bases da mesma fita e interações iônicas dos grupos fosfato carregados negativamente, que se mantêm voltados para fora da hélice por serem altamente hidrofílicos.
O principal responsável pela solubilidade do DNA em água é o grupo fosfato, embora essa solubilidade dependa do tamanho da cadeia e da composição em bases nitrogenadas. Tanto a solubilidade em água e a insolubilidade em álcoois como o etanol e o isopropanol são características fundamentais para se extrair o DNA das células.

OBJETIVO

Extrair o DNA de células animais ou vegetais.

MATERIAL

- Banho-maria a 60 – 70oC - 1 caixa de isopor pequena contendo gelo picado ou em cubos - 1 filtro de café - 1 suporte para o filtro - material animal ou vegetal escolhido - 2 béqueres de 250 mL - 1 frasco contendo 20 mL de detergente em gel - 1 colher de sopa de sal - 1 ralador - 1 faca de cozinha pequena - solução de lise - 1 frasco contendo 100 mL de etanol gelado - 1 bastão de vidro fino - 1 proveta - 1 gral e pistilo

PROCEDIMENTO

Preparo da solução de lise

1. Em um béquer de 250 mL colocar 20 mL de detergente em gel;
2. Adicionar uma colher de sopa de sal;
3. Adicionar 80 mL de água destilada quente. Homogeneizar.

Técnica

1. Aquecer 80 mL de água destilada

Relacionados