584958402/30

636 palavras 3 páginas
DISCIPLINA: FORMAÇÃO SOCIAL E PESSOAL - ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS

TEMA: A DIVERSIDADE CULTURAL DO BRASIL NO CONTEXTO ESCOLAR
Ao analisarmos a história do Brasil, encontramos uma notável diversidade de povos, resultado da mistura de vários raças (índios, negros, portugueses, japoneses, holandeses, italianos, espanhóis, turcos, etc) com costumes e tradições diferentes, que fazem parte da constituição do país, dando-lhe as características que o fazem reconhecido como lindo cartão postal. Nesse sentido, a questão da diversidade cultural adquire grande destaque, visto que não se pode pensar em igualdade sem o reconhecimento das diferenças.
Ao falarmos de Diversidade Cultural no âmbito escolar, precisamos reconhecer que a escola é canal de vivência de valores, onde se mistura varias raças com diferentes “culturas”, dando-nos possibilidades para trabalharmos conceitos importantes para o convívio saudável em sociedade, tais como, respeito mútuo, ética, liberdade, eqüidade, solidariedade.
Sabemos que a visão que o homem tem do mundo muitas vezes está condicionada à sua cultura. Por vivemos em uma sociedade dividida em classe social, e a escola trabalhar com todas as camadas da população, ricos e pobres, ela tem o dever de defender e difundir os valores culturais de cada um que a compõe. Quando a questão é educação, em seu cotidiano, a escola deve como um de seus objetivos fundamentais, promover o bem de todos, ou seja, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e/ou quaisquer outras formas de discriminação. É direito constitucional a igualdade sem distinção à todos os cidadãos brasileiros. Sendo a diversidade cultural uma das riquezas do país, deveria servir para ampliar nossa aprendizagem e melhorar nosso relacionamento com povos de outras raças e culturas, mas, infelizmente na prática isso não é assim: ainda não aceitamos completamente o diferente, inclusive nos espaços da Escola, vemos isso claramente nas turmas quando analisadas profundamente,

Relacionados