5814152

295 palavras 2 páginas
mentista durante a guerra fria foi um marco para as descobertas astronáuticas e para que a humanidade entrasse em uma “nova era interativa.” A guerrafria foi um período logo apos a segunda guerra mundial caracterizado por um conflito político e ideológico mundial entre os países capitalistas e socialistas sem um embate militar que perdurou até oinicio da década de 90. Os principais conflitos internacionais em decorrência de regimes socioeconômicos incompatíveis ocorreram entre a União das Republicas Socialistas soviéticas (URSS) e os EstadosUnidos da América cuja economia se baseava no capitalismo.
Estes dois Países a fim de demonstrar poder e se ameaçarem iniciaram uma competição armamentista que envolvia progressos na indústriaquímica e na tecnologia atômica e espacial. Movida pelo receio recíproco a corrida armamentista colocou o mundo sob a ameaça e medo como elementos destrutivos como a bomba nuclear capaz de eliminar ahumanidade e a criação do ICBM, míssil balístico intercontinental que uma vez lançada poderia atingir um alvo a milhares de quilômetros. Já na década de 1960 ambas superpotências citadas já tinham armassuficientes para vencer e destruir qualquer pais do mundo.
Os avanços no campo espacial por outro lado geraram grande entusiasmo na população que puderam acompanhar, em transmissão ao vivo, oprimeiro homem (norte americano – Niel Armstrong) pisando na lua em 1969. Grandes desenvolvimentos ocorreram na área das telecomunicações como por exemplo o telefone celular e a internet que hoje sãoconsideradas fundamentais para a interação social e econômica mundial.
A queda do muro de Berlim, 1989, foi simbólico para representar o fim da guerra fria, pois a Alemanha oriental e ocidental sereunificou em um sistema predominantemente capitalista. Portanto, pode-se dizer que a década de 1990 marcou o fim da divisão do mundo em dois blocos ideológicos e assim o fim da guerra fria.

Relacionados