58127370620

1329 palavras 6 páginas
Introdução

Harmônicas uma espécie de poluição que afeta a qualidade da energia.

A qualidade da energia fornecida aos consumidores constitui um assunto que tem ganho importância acrescida nos ultimos anos. Isto, por que a proliferação de cargas não lineares em instalações elétricas industriais, de serviços e mesmo de consumidores domésticos tem contribuido, de forma decisiva, para a não qualidade da energia elétrica através da deformação das formas de onda, chamada de “ poluição harmônica”. A presença desta cargas, denominadas de poluições harmônicas, nas instalações podem levar a funcionamentos incorretos de componentes, aumento das perdas relacionadas com o transporte e distribuição da energia elétrica, problemas de interferências com sistemas de comunicação, etc... O conhecimento do que são as harmônicas, o que as geram, quais seus efeitos e como eliminalas, ou ao menos minimizalas, são os principais tópicos deste relatório.

As harmônicas e suas influências em circuitos de baixa tensão.

Com o crescente desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento da utilização de equipamentos eletrônicos em instalações residênciais, começaram a surgir perturbações nas formas de onda de tensão e corrente. Essas perturbações harmônicas são ocasionadas por várias formas de ondas, causadas pelas interferências de componentes eletrônicos encontrados em nossas residências.

O que são harmônicas e de que modo influênciam na instalação.

Uma harmônica não é mais que um sinal sinusoidal, cuja a frequência é multipla inteira da frequência fundamental do sinal principal. As figuras seguintes mostram a forma de onda da tensão (figura 1) e da corrente (figura 2), numa instalação “poluida” com harmônicas.

Observando as figuras, verifica –se que o sinal 2 (sinal deformado) não é mais

Relacionados