58038 74172 1 SM

3516 palavras 15 páginas
AS SOLUÇÕES HIPERTÔNICAS NO TRATAMENTO DO CHOQUE HIPOVOLÊMICO — REV. MED — VOL. 63 — N.° 1 e 2: 27 a 29 — OUT. 1981

AS SOLUÇÕES HIPERTÔNICAS NO
TRATAMENTO DO CHOQUE HIPOVOLÊMICOW
HYPERTONIC SOLUTIONS IN THE TREATMENT OF HYPOVOLEMIC SHOCK
UNITERMOS: choque hipovolêmico; solução hipertônica.
UNITERMS: hypovolemic shock; hypertonic solucion.
Riad Naim Younes2

A transfusão de sangue total tem sido usada convencionalmente c o m o tratamento mais adequado para os pacientes e m choque hipovolêmico. O s resultados obtidos após a infusão de sangue total são satisfatórios na maioria dos casos, ocorrendo porém algumas dificuldades e m casos onde somente a transfusão de sangue não consegue recuperar o paciente do choque, m e s m o usando-se grandes quantidades que ultrapassam às vezes a volemia total da corrente circulatória.
Tendo e m vista estes problemas, os pesquisadores vêm questionando a validade do uso exclusivo da transfusão sangüínea, introduzindo então a administração rápida de soluções isotônicas ou ligeiramente hipotônicas e m quantidades suficientes para restabelecer os parâmetros circulatórios normais.
N u m esforço para corrigir os distúrbois metabólicos e eletrolíticos transcorridos dos estados de choque, alguns pesquisadores introduziram a infusão de soluções hipertônicas para o tratamento do choque hipovolêmico, demonstrando-se sua validade e sua superioridade terapêutica e m muitos casos, acompanhada ou não de retransfusão de sangue total.
A presente revisão pretende mostrar as várias combinações de fluidos administrados parenteralmente, principalmente das soluções hipertônicas, na tentativa de reverter-se os efeitos do choque hipovolêmico.
Iniciar o tratamento do choque hemorrágico c o m soluções asanguíneas tem oferecido várias vantagens, além da possibilidade de se ter maior tempo para preparar adequadamente o sangue típico para a transfusão: melhorar a microcirculação e a perfusão celular, diluindo os fatores de comprometimento presentes na corrente

Relacionados