57985010744.

2385 palavras 10 páginas
Colégio:_________________________________________________________________
Data:___________________________________________________________________
Aluno (a):________________________________________________________________
Série: _______________ 6º__________ Turma:_____c______________________
Professora:______________________________________________________________

Atividade: Portfólio de Português da III Unidade

1º) Leia o texto abaixo e responda ao que se pede:
O herói do dia- a dia
Talvez os heróis e super-heróis sejam tão valorizados por terem o poder de realizar justamente aquilo que não conseguimos fazer no dia-a-dia. Mas e o cidadão comum?
Aquele que, anonimamente,trabalha, toma ônibus lotado, paga as contas no final do mês, faz esforços sobre- humanos para simplesmente sobreviver... Será que ele não tem nenhum valor?
QUAL DESTES É SEU PAI?
Lamento dizer, meu filho, mas não sou nenhum desses.
Não sou, por exemplo, o Superman. Não consigo sair por aí voando, embora muitas vezes tenha vontade de fazê-lo; tenho de me mover no atrapalhado trânsito desta cidade num modesto Gol, com a esperança de não chamar a atenção dos assaltantes nem de ficar na rua com o pneu furado. Também não tenho como o Superman, a visão de Raios X; mal consigo ler, com muita dificuldade e incredulidade, as notícias que aparecem diariamente nos jornais e que nos falam de um mundo convulsionado e de um país perplexo.
Não sou o Homem Invisível. Não consigo passar despercebido; tenho de ocupar meu lugar na sociedade, goste dele ou não.
Não sou o He-Man. Não tenho a Força; pelo menos não aquela Força. Tenho uma pequena força, o suficiente para garantir o pão nosso de cada dia, e mesmo alguma manteiga, o que não é pouco, neste país em que muita gente morre de fome.
Não sou Rambo; não tenho aquela formidável musculatura, nem as armas incríveis, nem o feroz ódio contra os inimigos (aliás, quem são os meus inimigos?). Não sou tio Patinhas, não sou um Transformer,

Relacionados