57883 73882 1 SM

6649 palavras 27 páginas
ICTERÍCIAS CIRÚRGICAS

IKUEOU FUJIMUBA *

Denominamos icterícias cirúrgicas àquelas cujas causas são passíveis de tratamento cirúrgico.
A icterícia, u m dos sinais cardinais das moléstias hepatobiliares, é produzida pelo acúmulo de pigmentos biliares no sangue e nos tecidos. Trata-se de u m sinal e não u m a doença, pois pode obedecer a diversas causas. O estudo dessas diversas causas apresenta u m grande interesse prático, u m a vez que delas depende a conduta terapêutica.
«

METABOLISMO DOS PIGMENTOS BILIARES
Para a exata compreensão dos problemas fisiopatológicos das icterícias é indispensável o conhecimento da fisiologia normal dos pigmentos biliares.
Estes, na sua quase totalidade, provêm da degradação da hemoglobina das hemácias 14 .
A s hemácias, após u m a vida média de 120 dias, são destruídas nas células do S R E , as quais libertam e decompõem a hemoglobina e m seus três constituintes: globina, que segue o metabolismo geral das proteínas; ferro, que é reaproveitado para formar novos compostos e protoporfirina, o único não aproveitado pelo organismo, que após sofrer u m a série de transformações vai dar origem à bilirrubina livre. A bilirrubina assim formada é insolúvel na água e é transportada para o fígado por meio de ligação à proteína plasmática, predominantemente a albumina. N o fígado sofre u m processo de conjugação com u m a substância hidrófila, que a converte e m hidrossolúvel, tornando-se excretável pela bile. Esta conjugação se faz graças à transferência do ácido glicurônico do ácido uridino-difosfato-glicurônico para a bilirrubina, por meio de u m a transferase (GA-transferase). Esta bilirrubina conjugada é chamada diglicurônica ( u m a molécula de bilirrubina ligada à duas moléculas do ácido glicurônico). Existe ainda a bilirrubina monoglicurônica que é formada e m outros órgãos que não o fígado5'6-17 Cerca de 7 5 % da bilirrubina glicurônica excretada pelo fígado é bilirrubina diglicurônica e os outros 2 5 % monoglicurônica6. Além da

Relacionados