57284360590

1588 palavras 7 páginas
RELATÓRIO TÉCNICO

EM BHOPAL
ANO DE 1984/ÍNDIA

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PROFESSOR: MARCOS
ALUNA: REINALVA B. DOS SANTOS

INTRODUÇÃO

Negligenciar as Normas de Segurança no setor de trabalho resulta em graves acidentes que podem levar a morte e provocar lesões significativas nas pessoas, danos não só na propriedade como também ao meio ambiente. O acidente em Bhopal revela que uma sucessão de erros cometidos, a falta de fiscalização e manutenção contribuíram para o aumento das condições de exposições de riscos e de prejuízos à saúde e a integridade física do trabalhador, da empresa, do meio ambiente.

INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE
UNIDADE: UNION CARBIDE ÍNDIA LIMITED
DATA: 3 de Dezembro de 1984
HORÁRIO: 8h e 15mn.
CARACTERIZAÇÃO DO ACIDENTE: Catástrofe (reação química letal)

DESCRIÇÃO DO ACIDENTE:

Em 3 de dezembro de 1984, na cidade de Bhopal, localizada aproximadamente no centro da Índia, ocorreu o maior acidente industrial do mundo. Na unidade UNION CARBIDE, construída nos limites da cidade, ocorreu uma reação química que matou e aterrorizou milhares de pessoas em poucas horas. Devido à proporção do acidente, aproximadamente 3.000 pessoas morreram asfixiada e as outras sofreram danos graves e irreversíveis.
Segundo as investigações, tudo se iniciou ás 08h15min, quando um funcionário durante sua rotina de manutenção, conectou a mangueira de água em um dos canos que corriam por dentro da fábrica. A finalidade desta atividade era manter os dutos limpos, para não criar agentes contaminantes, pois, facilmente se formavam durante o processo. Às 8:hs e 45mn, devido à sujeira gerada nos dutos, os bocais do sistema de drenagem foram bloqueados, isso, impediu que a água saísse, retornando novamente aos dutos seguindo em direção aos tanques onde os produtos químicos estavam armazenados causando desta forma a contaminação dos mesmos . O produto químico Phosgene era armazenado em pequena porção, apenas de uso diário, devido ao

Relacionados