57011510566

1722 palavras 7 páginas
ECONOMIA POLÍTICA

Guanambi,
2013

TRABALHO SOBRE
O SETOR EXTERNO DA ECONOMIA
Por: Alex Carvalho Castro
Hosana
Janaína
Welton Cardoso Junior

Guanambi
Maio, 2013.
Diante dos estudos a cerca do setor externo da economia, pudemos perceber que todo país, independente da sua estrutura, por mais fechado que seja, necessita, de certa forma, do comercio internacional. Isso se dá devido a necessidade da realização de transações e ou relações econômicas entre diferentes países que não estão ligados, somente, ao intercâmbio de mercadorias; estas relações econômicas também estão ligadas ao capital e os serviços, ou seja, o turismo, as empresas que investem fora do seu país de origem, a importação e exportação de bens, são objetos de comércio entre países.
Nesse emaranhado de relações, percebe-se que o desenvolvimento econômico de um país está atrelado tanto a sua estrutura interna quanto externa, podendo ser explicitamente observada nos períodos das crises financeiras, onde há impactos na economia mundial.
“O comércio internacional consiste no intercâmbio de bens, serviços e capitais entre os diferentes países”. (TROSTER, 1999, p. 271)
A teoria econômica defende uma maior abertura comercial entre os países. Historicamente, essa defesa consiste na condição de desenvolvimento de cada país através de fatores distintos que ocasionam o comércio internacional. Segundo Troster, esses fatores estão resumidamente relacionados às condições climatológicas; riqueza mineral; tecnologia; quantidade disponível de mão de obra; quantidade disponível de capital e quantidade disponível de terra cultivável.
“O comércio internacional facilita a especialização, ao permitir que cada país possa colocar no resto do mundo os excedentes dos produtos em que se especializou”. (TROSTER, 1999, p. 272)
O comércio internacional é justificado por alguns economistas clássicos devido à abrangência e a

Relacionados