568904357

3892 palavras 16 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE CRISTALINA Rua: 7 de setembro,1635 -Centro – Cristalina/GO- CEP:73850-000

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação à distância (CEAD)
Curso Superior de Ciências Contábeis
Disciplina: Processos Administrativo

Tutora: Monica
Professora Presencial:

Cristalina – Go

Etapa 1
CONCEITOS GERAIS SOBRE PLANEJAMENTO
As empresas não agem na base da pura improvisação, e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito de maneira possível. E da primeira vez e sem erro. O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcança-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.
No fundo, o planejamento lida como futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequencia.
O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de duvida. Trata-se de combater a mentalidade simplista de solução de problemas conforme vão surgindo nas organizações, tornando-as mais reativas às ocorrências do que proativa em relação provável aos eventos em um mundo repleto de

Relacionados