56823584125

1931 palavras 8 páginas
Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose processo mórbido) é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.
Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono e osteoartrite.
Segundo o IBGE, em pesquisa feita em 2008 e 2009, no Brasil a obesidade atinge 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres com mais de 20 anos, 4,0% dos homens e 5,9% das mulheres entre 10 e 19 anos e 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas entre 5 a 9 anos.1A obesidade aumentou entre 1989 e 1997 de 11% para 15% e se manteve razoavelmente estável desde então sendo maior no sudeste do país e menor no nordeste.

Introdução sobre sobrepeso e obesidade
O sobrepeso e a obesidade são doenças atuais que surgiram com o aumento do sedentarismo e com uma alimentação geralmente rica em gorduras e em açúcar (por exemplo, fast food, refrigerantes).
A obesidade (IMC superior à 30) não é apenas uma preocupação estética, pois temos que saber que existem riscos significativos para a saúde. Em estágios avançados, a obesidade pode levar a pessoa a parar de trabalhar, pois a doença pode causar muitas complicações graves e que invalidam a pessoa, como a diabete, hipertensão (pode provocar um AVC ou um infarto do miocárdio), osteoporose, artrose, distúrbios psicológicos (depressão devido à perda de confiança), doenças cardiovasculares graves, câncer de intestino, psoríase, etc (Veja complicações de sobrepeso e obesidade).
A boa notícia é que a perda de peso até 5 a 10%, já melhora muito a saúde da pessoa com

Relacionados