567848900000

304 palavras 2 páginas
QUÍMICA CONCRETO EM PONTE DE TRELIÇA
Concreto junto com a treliça, pode-se associar a durabilidade resistente a do concreto a compressão com a versatilidade e capacidade e resistente da madeira á tração obtendo uma estrutura mais econômica, mais eficiente e mais durável.
A tendência atual é estudar estruturas, que além de eficientes, sejam de execução rápida e custo baixo para que elas possam ser construídas inclusive, em locais de difícil acesso e pouca infraestrutura. Neste contexto a alternativa mais simples para a construção das pontes mistas madeira- concreto é a utilização de vigas simples de madeira(roliças ou serradas, justapostas ou espaçadas). Suportando o tabuleiro do concreto. No entanto esse modelo estrutural não é satisfatório para todos os casos pois só pode vencer vãos de ordem de 10metros, exigindo a construção de pilares no leito do rio e, consequentemente, gerando inconvenientes.
O material usado neste trabalho utiliza vigas de treliças de madeira que suporta o tabuleiro do concreto armado. A utilização do tabuleiro de concreto em detrimento dos tradicionais rodeios de madeira, se justifica porque além da função estrutural de resistir aos esforços solicitantes. O concreto tem função de proteger as peças da madeira contra as intempéries, fazendo com que a estrutura esteja enquadrada nos moldes atuais de eficiência e durabilidade.
A conexão entre materiais madeira e concreto se faz por intermédio de pinos metálicos de cisalhamento, que são colados ou cravados na madeira através da pré-formação e fazem com que as vigas e o tabuleiro trabalhem solicitantes. A utilização de painéis treliçados pré- moldados auto- portantes que são comumente utilizados na construção civil.

Relacionados