564adm

470 palavras 2 páginas
A ginástica aquática está sócia com uma série de benefícios: pode ser praticada por pessoas de diferentes castas de idade, gênero e condição física e é uma variante aos exercícios tradicionais como correr, caminhar, ou ir ao ginásio. Mas, ademais, provê ao organismo efeitos positivos sobre o sistema cardiovascular e músculo esquelético.
O meio aquático favorece, ademais, à circulação. O acadêmico assinala que se consideramos o efeito constante da pressão hidrostática sobre um corpo imerso, ela atuará comprimindo a pele, e projetando dita força a tecidos macios mais profundos. Isto, a sua vez, produzirá a volta do sangue para o coração, acelerando a circulação e impedindo que se estanque o os copos venosos.
Mas os benefícios dos exercícios da hidrogimnasia continuam: melhora a diuresis, diminui a pressão arterial já que os exercícios no água são capazes de induzir a libertação hormônios que levam a cabo uma relaxação dos copos arteriais, isto é um aumento de seu diâmetro, diminuindo a resistência ao bombeio do coração.
Finalmente, este tipo de atividade física a podem realizar todo tipo de pessoas; no entanto, está contraindicado para quem padecem patologias cardíacas e quadros respiratórios com dificuldades notória para a expansão pulmonar. Ao igual que qualquer programa de exercício a progressão deve ser gradual. Pelo mesmo, podem-se começar trabalhando 20 ou 30 minutos e ir incrementando os minutos conforme avançam as sessões e semanas de treinamento.
Alguns ganham destaque como:
Hidroginástica: a atividade aquática mais conhecida e praticada. Inclui exercícios localizados e aeróbios.
Hidropower: modalidade realizada por alunos da hidroginástica mais avançados.
Deep-Water: é uma modalidade de hidroginástica praticada com a ajuda de um colete flutuante, feita em águas profundas sem tocar o fundo da piscina.
Hyowa: uma atividade que é um meio termo entre a hidroterapia e atividade descontraídas. Intercala conhecimentos de respiração e concentração da yoga,

Relacionados