564832203739221

1111 palavras 5 páginas
FICHAMENTO DE CITAÇÃO

Martins, Carlos Benedito. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2006. O Surgimento “A evolução do pensamento cientifico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada [...] (p.12)”
“O seu surgimento ocorre num contexto histórico especifico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista [...] (p.12-13)”. “O século XVIII constitui um marco importante para a historia do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. (p.13)”
“A dupla revolução que esse século testemunha [...] constituía os dois lados de um mesmo processo [...] a instalação definitiva da sociedade capitalista. (p.13).” “A revolução industrial significou algo mais do que a introdução da maquina a vapor [...] Ela representou o triunfo da indústria capitalista.” (p.13)
“O que merece ser salientado é que a profundidade das transformações em curso colocava a sociedade num plano de analise [...] esta passava a se constituir em “problema”, em “objeto” que deveria ser investigado.” (p.17).
“A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial.” (p.18)
“O pensamento filosófico do século XVII contribuiu para popularizar os avanços do pensamento cientifico.” (p.19)
“Combinando o uso da razão e da observação, os iluministas analisaram quase todos os aspectos da sociedade.” (p.23)
“O conhecimento da realidade e a disposição de transformá-la eram, portanto, uma coisa só.” (p.24)
A formação
“Ao que tudo indica, nos dias de hoje poucas pessoas colocam em duvida os resultados alcançados pela sociologia.” (p.37)
“Esse contexto histórico influenciou suas visões a respeito de como deveria ser analisada a sociedade.” (p.38)
“Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia surgiu num momento de grande expansão do

Relacionados