5618154154

966 palavras 4 páginas
GUERREIROS CONQUISTADORES E PENSADORES
Épocas de Grandes Mudanças. Até o século VI A.C. o isolamento característico das cidades-estados não havia sido um problema para os gregos. Porém um império poderoso iniciou uma ofensiva sobre algumas árias da colonização grega e muito rapidamente chegou ao próprio território grego. Esta situação deixou claro que se não houvesse uma união entre os gregos, provavelmente eles seriam dominados pelo império invasor. Diante disso os gregos fizeram acordos e alianças entre si, pois perceberam a realidade do significado da famosa frase: “A união faz a força.” O império que invadia a Grécia era o Persa. Os conflitos entre gregos e persas durou 42 anos.
A FORÇA PERSA E A ESTRATÉGIA GREGA. O Império Persa vinha crescendo constantemente havia décadas, dominando todo o oriente médio. Finalmente as conquistas persas alcançaram a região da Ásia Menor. (Turquia) onde havia muitas cidades-estados que havia sido colonizadas pelos gregos. As vitórias Persas começaram a preocupar os Gregos, que ofereciam ajuda às cidades gregas da Ásia, o que acabou levando ao choque entre gregos e persas. Os primeiros ataques persas foram arrasadores, porém os atenienses e espartanos iniciaram a resistência.
DESFILADEIRO DE TERMÓPILAS. Os persas eram militarmente superiores e por isso enviaram uma multidão de guerreiros e máquinas de guerras contra os gregos liderados por Leônidas. Eles deveriam utilizar a geografia local para vencer os persas, porém, a descoberta persa de um caminho alternativo fez com a batalha se tornasse um suicídio para os espartanos. Ele ordenou a retirada de seus soldados ficando apenas com trezentos para atrasar os persas a fim de que os demais soldados fugissem. Eles foram massacrados, mas ficaram famosos e entraram para a história como heróis. A reação dos gregos continuou firme e os persas foram obrigados a bater em retirada. Finalmente 42 anos após o primeiro confronto, gregos e persas assinam o tratado de Susã. Tratado de

Relacionados