55884252

471 palavras 2 páginas
STUDO DIRIGIDO PARA PROVA TEÓRICA 2

Disciplina: Bioquímica Básica / Prof. Felipe Queiroz Alvarenga

Saibam definir os seguintes termos:

Gliconeogênese: síntese de glicose a partir de compostos diferentes de carboidratos e açucares

Glicogenólise: quebra do glicogênio em glicose.

Glicogênese: síntese de glicogênio a partir da glicose.

Agora explique quais das vias acima são ativadas ou inibidas com o jejum e desjejum.

Jejum ativa glicolise e gliconeogenese inibe glicogenese

Desjejum ativa glicogenese inibe glicogenólise e gliconeogenese.

Explique porque um paciente com jejum excessivo pode ter seus valores de glicemia elevados e este aumento não ser necessariamente patológico.

Com o jejum excessivo ocorrerá a gliconeosegense e a glicogenolise com a intenção do organismo obter glicose. Esses eventos promovem o aumento da glicemia no sangue.

Comente sobre a importância dos hormônios pancreáticos reguladores da glicemia citando quais células são responsáveis pela sua produção.

Insulina: polipeptideo produzido nas células beta das ilhotas de Langerhans no pâncreas, tem função de carrear a glicose do sangue para as células através dos receptores de insulina na membrana celular. Inibe gliconeogense e glicogenolise.

Glucagon: polipeptideo produzido pelas células alfa das ilhotas de Langerhans no pâncreas, ativa glicogenolise nas células promovendo aumento da glicemia no sangue.

Explique o mecanismo de controle renal da glicemia (LIMIAR RENAL PARA A GLICOSE).

Se os níveis de glicose estão acima do limiar renal (170-180 mg/dl) a absorção de glicose do filtrado glomerular não é total sendo eliminada na urina, tendo assim glicosuria positiva.

Os canais de vazamentos de GLUT 4 só permitem a entrada de glicose para o interior das células mediante estímulo insulínico no receptor. Esquematize e explique este mecanismo de entrada de glicose para o interior das células.

Cite e explique

Relacionados