5585336

528 palavras 3 páginas


Apresentação: Estaca Raiz;
Procedimentos executivos;





NBR 6122;
Vantagens e Desvantagens;





O desenvolvimento deste tipo de estaca deu-se na Itália a partir da década de 50. Originalmente desenvolvida para reforço de fundações e melhoramento do solo. Houve uma tendência de se utilizar diâmetros cada vez maiores, chegando-se a 40 e até 50 cm. São Estaca moldada “in loco”.

Perfuratriz

Bomba

Tubo de metálico

Tubo de injeção

Tanque de água

Misturador
Bomba Injetora

Perfuração auxiliada por circulação de água;  Montagem e instalação da armadura;  Preenchimento com injeção de argamassa  Retirada do revestimento e aplicação de ar comprimido ou golpes de injeção de argamassa sob pressão




A perfuração é executada por rotação, revestida integralmente por meio de segmentos de tubos metálicos. A tubulação de operação possui na base uma ferramenta, dotada de pastilhas de metal duro, de diâmetro ligeiramente superior ao da tubulação.

Maquina Perfuratriz Hidráulica

Perfuratriz e Tubo metálico

Executando a Perfuração com auxilio da água



Após a perfuração atingir a cota de projeto, continua-se a injeção de água, sem avançar a perfuração, para promover a limpeza do furo. Então Coloca-se armadura.

Armadura é introduzida no furo somente quando a água de retorno não apresentar traços de material transportado.

Perfuração e Colocação do tubo guia.

Escavação do Solo.

Colocação da armadura.



O furo é preenchido com argamassa mediante bomba de injeção através de um tubo plástico descido até a ponta da estaca. O preenchimento é feito de baixo para cima até a expulsão e toda água de circulação contida no interior do revestimento.



Após o preenchimento da argamassa, dá-se o início da extração do revestimento.



É rosqueado na parte superior do tubo um tampão metálico ligado a um compressor para permitir aplicar golpes de ar comprimido durante a extração do

Relacionados