55243318f0c5d

4132 palavras 17 páginas
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS APLICADO NO PROCESSO DE PAREDES EM GESSO ACARTONADO Márcio
(DRYWALL)
Fernandes Andrade da Silva, Édis Mafra Lapolli
Implantação de inovações na construção gerenciamento de processos, gesso acartonado, drywall

IX Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído
Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil
7 a 10 de maio de 2002

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS APLICADO NO PROCESSO DE
PAREDES EM GESSO ACARTONADO (DRYWALL)
Márcio Fernandes Andrade da Silva, M.Sc. (1); Édis Mafra Lapolli, Dr.(2);
(1) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas -UFSC, e-mail: mfas@eps.ufsc.br (2) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – UFSC, e-mail: lapolli@ecv.ufsc.br RESUMO
As peculiaridades da construção civil como, baixa produtividade, alto custo da construção, mão-de-obra desqualificada, incerteza quanto a prazo e a qualidade do produto final, vem recebendo cada vez mais crítica quanto ao modo de gerenciar os processos. Desta maneira, este artigo traz um modelo de gerenciamento de processos, como forma de corrigir este grande atraso na construção civil. Modelo este que apresenta como deve ser realizado o acompanhamento e correção de problemas que derivam em não-conformidades na execução de serviços. A parede em gesso acartonado foi o processo escolhido por ser um sistema ainda em aceitação, com pouca mão-de-obra qualificada, não possuem normas, necessita de um controle que derive no aumento de produtividade, apresente uma boa qualidade com um menor custo em seu produto final.
Palavras-chave: gerenciamento de processos e gesso acartonado(drywall).
1. MODELO PARA MELHORIA
A metodologia do gerenciamento de processos adequou-se como uma ferramenta para a realização deste estudo, o qual, utilizou suas características para o desenvolvimento do modelo aqui proposto figura 1.
Figura 1 - Modelo para Obtenção de Melhoria

Mapeamento do processo Feedback através de indicadores de desempenho Avaliação resultados,
identificação

Relacionados