552145551

658 palavras 3 páginas
COTAS RACIAIS: 3 ESTATÍSTICAS

3 Estatísticas sobre a desigualdade demográfica com base na cor e sexo e situação economica.

Desde o descobrimento do Brasil os negros estão carregando o desenvolvimento do país nas costas, onde a exploração da mão de obra escrava era constante e ainda é praticada. Quando foi lançado as três leis de libertação da escravatura: Lei do ventre Livre (1871), Lei dos Sexagenários (1885) e Lei Áurea (1888), mesmo depois disso ainda ficou o preconceito e intolerância a cultura negra.
De acordo com os índices gerados pelo censo do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que mostra a densidade demográfica com o decorrer dos anos a população só aumentou desornamente causando diversas consequências para a sociedade em que vivemos. Em especial, a população negra que em geral foi prejudicada coercitivamente em razão da discriminação e preconceitos, que ainda se pratica na presente sociedade.
Esse crescimento desordenado causou um impacto no desenvolvimento da cultura negra, aonde os negros não conseguiram no decorrer dos tempos acompanhar o desenvolvimento econômico, educacional, cultural, etc. Hoje o cenário melhorou com a ajuda dos direitos humanos, a ética, leis de diretrizes e normas. A sociedade reconheceu que é necessária uma atenção especial para essa causa, pois com as pesquisas nas entidades como IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Dieesef – Departamento Intersindical de estatísticas e estudos socioeconômicos, entre outras entidades, ajudou a perceber que os negros são em sua maioria desfavorecidos por conta de fatores possíveis de preconceito ou racismo.
De acordo com algumas pesquisas realizadas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e divulgada no site r7noticias a pesquisa identifica que em algumas cidades tirando como comparativas duas regiões metropolitanas “uma com 50% com de pretos e 50% brancos e outra com 80% de brancos e 20% de pretos. No primeiro caso, o desemprego será de 15% e, no

Relacionados