5512345

4120 palavras 17 páginas
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS-O PAPEL DO EDUCADOR AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

1 INTRODUÇÃO

A Educação Ambiental trabalhada nas escolas tem o educando como sujeito central no processo de ensino aprendizagem, sendo preparado pelo educador como elemento transformador, onde o docente deve desenvolver competências e habilidades para a formação e conduta ética visando o exercício da cidadania. A escola é parte integrante da sociedade e deve trabalhar a sua transformação e deve contribuir e buscar soluções para os problemas ambientais.
A natureza é um patrimônio é através dela, que nós seres humanos extraímos os recursos que necessitamos para a nossa sobrevivência, o planeta passou nos últimos séculos por uma grande transformação econômica, os centros urbanos se expandiram e as descoberta cientificas influenciaram a sociedade em geral, conseqüentemente a população urbana cresceu, ocorreu à migração do campo para as cidades, aumentou-se a produção de lixo, as moradias irregulares, o número de veículos motores em trânsito, iniciou-se o desperdício de água, dentre tantos outros problemas ocasionados pelo consumismo exacerbado e falta de consciência ambiental da população.
Este presente artigo tem como tema a importância de trabalhar a educação ambiental nas escolas através da mediação do educador ambiental e o seu papel no ensino aprendizagem dos alunos. O tema aborda sobre a importância do estudo educação ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como sujeito principal o professor, a sua formação, os seus saberes, a sua reflexão e a sua contribuição para incentivar os alunos, com isso tornando a etapa de alfabetização uma fase construtora e formadora da personalidade do individuo.
Justificamos este tema do artigo nos preocupando em salientar que a escola é uma local que forma cidadãos, prepara para a vida e convivência social, a comunidade escolar é formadora de opiniões e transformadora da

Relacionados