54859727991

1246 palavras 5 páginas
FACULDADE METROPOLITANA DE RIO DO SUL - FAMESUL

ALUNO

ERGONOMIA E QUALIDADE DE VIDA

CIDADE..
2011

1 INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA

Os problemas relacionados com distúrbios osteomusculares estão tornando-se de grande importância nos empregos, pois se chegou à conclusão que as lesões causadoras, pois tais distúrbios tem freqüentemente afastado o trabalhador da empresa ou fazendo com que o mesmo tenha a perder qualidade de vida e conseqüentemente a empresa acaba perdendo produtividade.

Para amenizar ou solucionar tal problema buscou-se auxílio na Ginástica Laboral, pois a mesma aliada aos conhecimentos de ergonomia vem se mostrando uma excelente ferramenta contra tais problemas. A Ginástica Laboral é um momento de descanso ativo no ambiente de trabalho com duração média de 12 minutos, composta por exercícios dinâmicos ou de alongamento, mensagens, atividades recreativas, incluindo exercícios respiratórios.

1.2 PROBLEMA

Afastamento do trabalhador causado por exercícios repetitivos (LER e DORT) gerando ônus para a empresa, e a diminuição da qualidade de vida para o trabalhador.

1.3 HIPÓTESE

Readequar o programa de Ginástica Laboral existente na empresa, para a realidade atual, de acordo com as novas necessidades da mesma;

Diminuir as lesões causadas por LER e DORT através do programa de Ginástica Laboral melhorando a qualidade de vida do funcionário e o aumento da produtividade.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Readequar o programa de Ginástica Laboral existente para diminuir o absenteísmo e melhorar a qualidade de vida;

1.4.2 Objetivo Específico

Realizar uma avaliação estatística dentro da empresa, a fim de explicitar as queixas dos funcionários;

Modificar o método do atual programa;

Personalizar o programa de ginástica laboral para cada turno.

1.5 JUSTIFICATIVA

Com a readequação deste novo programa, a aplicação

Relacionados