5466789899034

750 palavras 3 páginas
AVALIAÇÃO DE CULTURA, RELIGIOSIDADE E MUDANÇA SOCIAL
Leia atentamente cada uma das questões e escreva o que os autores afirmam. Em seguida, apresente a sua reflexão sobre essas afirmações. Elaborar uma reflexão sobre CADA UMA das questões.

1) “O ser humano não surge nem se desenvolve no vácuo pré-genesíaco. Biologicamente e sobretudo culturalmente, ele herda milhões de realidades e de existências, sem as quais não existiria. Não se trata, contudo, de um legado fácil e gratuito. Com as mãos e com a inteligência, ele terá que trabalhar toda essa herança, porque, se o universo está a serviço da criatura humana, nada ele lhe oferecerá de graça.
Cabe ao ser humano enfrentar, desmontar e decifrar a natureza. E isso precisamente é cultura. Com exemplos bem chãos podemos esclarecer essa tese, lembrando que água é natureza; enquanto que monjolo é cultura. Milho é natureza; pamonha é cultura. Pedra, areia, madeira – natureza; casa, escola, templo – cultura.
Infelizmente, as forças dominantes sempre inocularam outro conceito de cultura, conceito todo marcado pelo bacharelismo e pelo feitiço do canudo, confundindo, sem mais, cultura com erudição livresca, com diplomas e cursos. E nessa concepção sectária quem leva a pior é a multidão dos sem “títulos”, sem voz para poder falar de seus usos, costumes, religiosidade, concepção de vida, manifestações artísticas, etc.
E pensar que a palavra “cultura” originariamente se liga à vida simples do homem do campo, dado à agricultura...
Transportadas essas ideias para a seara das Ciências Humanas, salta aos olhos a relevância delas, para que os seus estudiosos descubram e apreciem devidamente as contribuições ingênuas, mas indispensáveis do saber comum, que a ciência sempre retifica e/ou completa, mas nunca dispensa, nem despreza. Diga-se o mesmo da cultura popular, tão importante e significativa como a cultura literária, científica, técnica, etc. No fundo, essa visão abrangente de cultura irá proporcionar aquilo que tanto a

Relacionados