54621548421

926 palavras 4 páginas
OS LIMITES NAS MASSAS DOS NEUTRINOS PELA COSMOLOGIA
Autor: César Peixoto Ferreira(e-mail:cesarpferreira@gmail.com)
Orientadores: Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo(Orientador) e Fernando Rossi Torres
Instituto de Física “Gleb Wataghin”-IFGW, UNICAMP
Apoio Financeiro: PIBIC/CNPq(Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
Palavras-Chave: Neutrinos-Cosmologia-Massa

1. Introdução:
A descoberta recente de que Neutrinos possuem massa criou uma corrida para encontrar o seu valor. Embora experimentos terrestres não sejam sensíveis à massa absoluta dos neutrinos, é possível dar a mesma um limite superior usando-se argumentos cosmológicos. Neste trabalho buscamos mostrar como a Cosmologia pode limitar a massa dos neutrinos, descrevendo o Modelo Cosmológico Padrão e o impacto de neutrinos massivos sobre o mesmo.

2.Metodologia:
O projeto consistiu em duas partes. Na primeira estudou-se o Modelo Cosmológico
Padrão, e na segunda o impacto de neutrinos sobre a Cosmologia. O estudo de
Cosmologia, baseado no livro Modern Cosmology, de Scott Dodelson, focou no entendimento das componentes do Universo e sua evolução, além de um estudo de formação de estruturas. O estudo do impacto de neutrinos massivos sobre observáveis cosmológicos foi feito analisando o limite de Gerstein-Zeldovich e verificando os limites que os dados experimentais cosmológicos colocam sobre a massa dos neutrinos.

3. Resultados e discussão:
Aplicando as equações de campo de Einstein a um Universo dotado de uma métrica
FRW(que basicamente diz que ele é plano e em expansão) e com um tensor energiamomento de um fluido homogêneo e isotrópico, obtemos as equações de Friedmann:

As equações de Einstein dotadas da métrica FRW e do tensor especificado anteriormente descrevem um Universo perfeitamente homogêneo e isotrópico. Porém nesse caso nunca haveria regiões mais densas que outras, e estruturas não poderiam formar-se por colapso gravitacional. Logo é necessário

Relacionados