54585987

320 palavras 2 páginas
O Cerrado
Conceitos de Cerrado e Biodiversidade:
Cerrado é um bioma do tipo savana que ocorre no Brasil, constituindo-se num dos seis grandes biomas brasileiros.Biodiversidade significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens existentes nos ecossistemas terrestres e aquáticos. O termo inclui também a diversidade de genes contidos em cada espécie, os padrões naturais que cada variedade forma na paisagem e as interações entre os indivíduos da fauna e da flora.
É um tipo de vegetação ou fitocório, que é um conceito florístico, que leva em conta a composição dos grupos taxonômicos das plantas de uma comunidade, isto é, aflora. É composto por três biomas e englobar tanto as plantas quanto os animais e microorganismos de uma comunidade. Subtipos de um bioma: o bioma campo tropical (campo limpo), o bioma savana (campo cerrado) e o bioma floresta estacional (cerradão).
Cerrado, trata-se de um domínio fitogeográfico (área do espaço geográfico), com dimensões subcontinentais, em que predominam características morfoclimáticas - de clima e relevo - semelhantes e certo tipo vegetacional. Um bioma é definido a partir de características fisionômicas e ambientais, independentemente da composição taxonômica da comunidade, de acordo com o uso internacional do conceito de bioma, o correto é dizer que o cerrado (seja o tipo vegetacional ou o domínio morfoclimático), contém biomas, mas não que é um bioma.
Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí.
Infelizmente, em função do avanço da agricultura nesta região, principalmente de soja, o cerrado vem diminuindo de tamanho com o passar dos anos. O crescimento da pecuária de corte também tem colaborado para a diminuição deste tipo de vegetação. Ambientalistas afirmam que, nos últimos 50

Relacionados