5453333

980 palavras 4 páginas
Universidade do Estado do Pará - UEPA
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Graduação em Educação Física – Licenciatura
Núcleo Universitário de Tucuruí – Campus XIII
Disciplina: Estágio Supervisionado II
Docentes: Olavo Rocha/Cláudio Borba
Dicentes: Avani Lima/ Iris Magalhães

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

TUCURUÍ – PA
2011

Avani Lima / Iris Magalhães

Trabalho de Graduação como requisito de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II ministrada pelos Professores Olavo Rocha e Cláudio Borba.

TUCURUÍ/PA
2011

INTRODUÇÃO

Uma das coisas que se aprende na escola é a lidar com a existência do outro - o colega, o professor, o funcionário. Aquele outro ser que não satisfaz os desejos prontamente. Esse reconhecimento não é fácil, pois, nos primeiros anos do ensino infantil e fundamental, as crianças ainda passam por um período conhecido como egocentrismo infantil, o que é bem evidente nas aulas de Educação Física.
Desde o Ensino Infantil até o fim do Ensino Médio as aulas de Educação Física fazem parte do cotidiano dos alunos das escolas públicas e privadas no município de Tucuruí. Para a maioria das pessoas, o tal senso comum, a finalidade única da disciplina é fazer exercícios e ensinar regras de diferentes modalidades de esportes. Mas é muito mais do que isso. Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas.
Sabemos que a educação física escolar no Brasil sofreu várias influências de correntes filosóficas, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Atualmente, os parâmetros Curriculares Nacionais nos apresentam quatro grandes tendências pedagógicas: Psicomotora, Construtivista, Crítica e Desenvolvimentista. - PSICOMOTORA: nessa tendência, a educação física está envolvida com o desenvolvimento da criança, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno.

-

Relacionados