54152241112

2557 palavras 11 páginas
TIPOS DE ESTRUTURAS DE ARMAZENAGEM

Existem vários tipos, um para cada aplicação

As estruturas de armazenagem são elementos básicos para a paletização e uso racional do espaço. E atendem aos mais diversos tipos de cargas.

PORTA-PALETES CONVENCIONAL
É a estrutura mais utilizada. Empregada quando é necessária seletividade nas operações de carrega- mento, isto é, quando as cargas dos paletes forem muito variadas, permitindo a escolha da carga em qualquer posição da estrutura sem nenhum obstáculo — movimentação dentro dos armazéns. Apesar de necessitar de muita área para corredores, compensa por sua seletividade e rapidez na operação. O percentual de perda dos corredores diminui quando se utilizam grandes alturas. Composta por colunas que, unidas duas a duas ou três a três, através de perfis de travamento horizontal e diagonal, formam os pórticos também chamados de laterais e por vigas, também chamadas de longarinas. Podendo atingir até 30 m de altura, são normalmente usadas na faixa de 3 a 12 m. Exigem sempre corredores para a passagem de empilhadeiras. Esses corredores, dependendo do tipo do equipamento de transporte (transelevador, empilhadeira elétrica, empilhadeira de combustão interna, empilhadeira trilateral, etc.) podem variar, aproximadamente, de 1 a 4 m. Devemos considerar que a largura do corredor é sempre considerada como medida livre, ou seja, medi- da entre paletes, e não entre as colunas das estruturas porta-paletes.
Possui custo mais baixo em relação às outras estruturas de armazenagem. Tem versatilidade para estocar produtos variados (diversos tipos e tamanhos). Com variada gama de acessórios, pode ser utilizada, também, para armazenagem de itens variados (não paletizados), como tambores, sacarias, caixas, caçambas, contêineres, chapas planas, bobinas e etc. É de fácil montagem e possibilita o aproveitamento total do pé-direito, com 100% de seletividade.
PORTA-PALETES PARA CORREDORES ESTREITOS
Permite otimização do espaço útil de

Relacionados