5412652

524 palavras 3 páginas
Manutenção corretiva é mais uma entre tantas formas de manutenção em máquinas, ferramentas e equipamento em geral. É realizada após uma falha ou problema surgido em um equipamento.
A manutenção corretiva é realizada em intervalos imprevisíveis, porque o tempo de um componente falhar não é conhecido. O objetivo da manutenção corretiva é restaurar o sistema para um funcionamento satisfatório dentro do menor tempo possível. Dessa forma, é normalmente realizada em três etapas. A primeira delas é o diagnóstico do problema.
O técnico de manutenção deve levar algum tempo para localizar as partes do sistema que falharam ou não operaram satisfatoriamente, avaliando a causa da pane do sistema. Depois disso, o responsável pela manutenção passa para a fase de reparação e/ou substituição do componente defeituoso.
Uma vez que o motivo da falha do sistema foi determinado, devem ser tomadas medidas para resolver o problema, geralmente, substituindo ou reparando os componentes que originaram a falha. Logo em seguida, é realizada a verificação da ação de reparação. Quando os componentes em questão passam pelo processo de reparo ou substituição, o técnico de manutenção deve verificar se o sistema é novamente operado com sucesso.

A manutenção corretiva é dividida em corretiva planejada e não-planejada. A manutenção corretiva não-planejada, é considerada a reparação da falha de modo ocasional e aleatório, ou seja, é a correção da falha ou demonstração de desempenho insatisfatório após a identificação do fato ocorrido.

A manutenção corretiva não-planejada é totalmente indesejável na grande maioria das plantas industriais, por causar sérios danos à produção, na medida em que paralisa por tempo indeterminado as linhas de produção, reduz os lucros e gera mais custos com ações de manutenção corretivas que não estavam previstas no plano de manutenção anual, inclusive com aquisição, de última hora, de peças para troca de ferramentas adequadas. A urgência em comprar peças que não

Relacionados