53a88148e3120

3536 palavras 15 páginas
IDADE ANTIGA

Grécia – A época das Pólis
GRÉCIA ARCAICA
Com o surgimento das Pólis (cidades-Estado) ocorreram várias transformações políticas e sociais na Grécia, como por exemplo:
Governo das oligarquias (tipo de governo em que um grupo reduzido pessoas poderosas domina de acordo com seus próprios interesses) .
Enriquecimento da aristocracia (Classe formada por um grupo reduzido pessoas que detêm o poder econômico ou político, sendo uma espécie nobreza). Crescimento da desigualdade social (com a propriedade privada).
A sociedade foi se tornando escravista, obtendo escravos na guerra, expansão comercial e no endividamento das pessoas.
A Grécia se constituía de mais de cem cidadeEstado, independentes entre si, mas com características culturais (língua, costumes, etc.) que davam unidade à Grécia.

de de de

na

Na Grécia (chamada Hélade pelo gregos), das mais de cem de Pólis que existiram, duas se destacam por terem liderado a
Grécia
em momentos distintos. Estamos falando de
Esparta e Atenas.

Página 1 com Prof. Bussunda

Esparta
Nascida na península do
Peloponeso, na planície da Lacônia
(ou
Lacedemônia), fundada pelos guerreiros dórios,
Esparta foi uma das maiores e principais cidades-Estado da
Grécia Antiga.
Conhecida por seu militarismo, Esparta foi uma das protagonistas na defesa contra a invasão persa (Guerras Médicas) e depois lutou frontalmente contra
Atenas na Guerra do Peloponeso.
Sendo uma Pólis militarista, Esparta tinha uma educação voltada para a vida militar. A criança esparciata era analisada ao nascer e tendo algum defeito ela era sacrificada, do contrário, permanecia com a mãe até os 7 anos, quando era entregue ao Estado para ser educada.
Aos 12 anos o adolescente tinha que passar por provas de sobrevivência, tendo que conseguir seu próprio alimento e abrigo.
Aos 17 anos era realizada a cryptia, onde o jovem realizava seu teste para ingressar no exército, tendo que enfrentar escravos.
Porém, devemos observar que toda a educação militarista e o

Relacionados